QUEM OUVE QUER VER RESULTADOS

Custa-me ouvir quem, pela sua experiência de trabalho, ainda não tenha demonstrado, na prática, resultados positivos e reais da teoria que partilha.

Custa-me perceber o entusiasmo com que Chefes sem exemplos reais insistem em transmitir essas famosas teorias.
É cada vez mais frequente a organização de workshops/conferências/Fóruns ou debates apresentados como verdadeiros salva-vidas, em que se veem os mesmos rostos e se ouvem as mesmas teorias a serem transmitidas ao setor privado e público ao longo de tantos anos, com excessivo zelo e alta probabilidade de falha.

A minha dúvida e a dúvida dos mais atentos incidem sobre a eficiência destas abordagens, por estes oradores.
Os títulos e posições sociais, ou de estruturas, já não são suficientes nos tempos de hoje para a motivação de quem os ouve.
Quem ouve, quer ver, na prática, os exemplos da aplicabilidade dessas teorias.

Quem ouve, quer ver RESULTADOS.

Falar da implementação de soluções estrategicamente urgentes e eficientes já não deve ser pela via da leitura dos melhores livros e doutrinas do século XIX. É necessário atualizar, demonstrar com factos.

Pessoalmente, penso que, nesta fase (era da transformação social e económica) em que ninguém consegue, de facto, antever para onde estamos verdadeiramente a caminhar, a exigência e necessidade recai sobre ouvir e aprender com urgência as soluções de quem é exemplo prático/real.

Particularmente em relação ao continente africano, considero que os fatores socioeconómicos que se apresentam generalizadamente nos mercados em que operamos, nos tornaram naturalmente muito mais criativos e temos muitos casos de sucesso que deveriam ser partilhados e, como consequência, dar-lhes a liderança, como veículos mais eficazes para a implementação e potencialização dessas estratégias, que se revelam de êxito para o momento económico que vivemos.

É urgente a partilha desses casos de sucesso com os seus métodos mais eficazes, para minimizar as dificuldades que o modelo de gestão atual exige de nós. E a nossa Africa é de facto líder em criar soluções para as dificuldades que enfrenta na vivência do dia-a-dia.
Cansei-me de ouvir quem não é exemplo real…

Precisamos de vozes capazes, vozes com experiência, vozes que sabem o que dizem, vozes que queiram de facto fazer, para melhor gerir e liderar.

17 de Fevereiro de 2016 – Gerir & Liderar

 

loading
×