O PODER DO EMPOWERMENT E DA PARTILHA

Ao refletir sobre a convivência e a gestão que desempenho ao longo dos últimos 15 anos, dou por mim a chegar a algumas conclusões. Cada um, à sua maneira e dentro das suas capacidades, tem uma mais-valia, que irá contribuir para a eficiência e bons resultados de qualquer estrutura. Significa assim que todos, sem exceção, são necessários, úteis. A escassez de capital humano capacitado, com as devidas competências, e a desejada especialização, é um dos maiores desafios para o bom desempenho das organizações, a nível global.

Os mercados emergentes acabam por sofrer muito mais com este fenómeno, por motivos vários, que tão bem conhecemos. Eles são a falta de estruturas adequadas, a falta de qualidade para e na formação e as guerras, entre outros.

Mas não deixa de ser grande o apetite e o interesse na busca do conhecimento/informação. Nota-se uma população jovem que recorre às escolas/universidades ou aos centros de formação depois da hora laboral, com alguma afluência e, muitos deles, com escassos recursos. E sendo a qualidade deste ensino fraco/débil/carente, a aprendizagem acaba por ser deficiente.

O mínimo que cada uma destas pessoas com capacidades distintas deve merecer, é uma aprendizagem com qualidade, para alcançar, sem dúvida, o poder de gerir o seu trabalho com a devida responsabilidade (empowerment), com a chave da posição que este indivíduo desempenha /ocupa ou lhe foi conferida.

A cedência, a entrega de poder a quem demonstra força de vontade, profissionalismo, capacidade para o desempenho de algum trabalho ou posição tem sido a chave para grande parte dos meus bons resultados e, sem sombra de dúvida, também da partilha dos maus.

Sou o que sou, depois de 15 anos de experiência profissional em vários setores e posições, porque foi em mim que acreditaram e incutiram responsabilidades.

A partilha destes conhecimentos tem sido o meu dia-a-dia e pretendo continuar este caminho de aprendizagem com mais informação e experiência, para melhor saber e poder continuar a dividir esse parco conhecimento e a incentivar ao longo dos próximos 15 anos, contribuindo assim para um mundo mais eficiente e produtivo, sempre com o espírito do empowerment e da partilha.

30 de Dezembro de 2016 – Gerir & Liderar

loading
×